(Fonte: Site Elektro, 26/02/2018)
A cultura de segurança já está tão enraizada em todos os colaboradores, que este valor tem se multiplicado além das quatro paredes da Elektro. Um exemplo disso é o programa Segurança 360º que foi aplicado pela primeira vez em uma contratada da distribuidora. O piloto foi realizado na última sexta feira (23/2) na ENERGEC, EMPRESA DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES, com o objetivo de compartilhar o compromisso do Grupo com o tema e aproximar as empresas para alcançar o Acidente Zero
Esta é uma das iniciativas que serão realizadas pelo Grupo de Trabalho de Contratadas da Elektro durante o ano, para garantir a segurança deste público. Nesta primeira ação, 100% das empresas que realizam serviço em contato com o SEP serão entre março e junho. São elas: Energec, Saika, Sinergia, Eletrizante, Magueta, Cantóia e JP, de obras e Gemann, de poda. “Este novo processo certamente será um ganho para à segurança. Com ele poderemos identificar e antever os possíveis riscos para o sistema de gestão de segurança e de acidentes” comenta Cristiano Almeida, Técnico de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.
As rodadas serão realizadas a cada seis meses, por um Técnico de Segurança das localidades e um Técnico em formação do Bolsão, acompanhado de um Supervisor e Técnico de Segurança da contratada. Semelhante à avaliação interna, serão analisados os seguintes itens : Avaliação in loco, inspeção de campo, uma realizada pela contratada e outra pela Elektro, Plano de Segurança e Gestão de Contratos, além de 16 itens como Ambiente de Trabalho, Veículo, DESC, EPI e Treinamentos, nas categorias “Atende”, “Atende parcialmente” ou “Não atende”.
Agora, um dos principais objetivos é consolidar a iniciativa na companhia e, no próximo ano, expandi-la para todas as distribuidoras do Grupo, como explica Rosylania Santos, Coordenadora do GT de Contratadas. “Queremos criar um processo que irá medir, monitorar e classificar a evolução de cada contratada do Grupo Neoenergia de acordo com o comprometimento com a segurança”, comenta.